SOBRE NÓS

A POINT THERMIC trabalha com equipamentos para tratamento térmico localizado, utilizando resistências que acopladas as mais diversas estruturas e tubulações, fornece um serviço rápido e confiável

LOCALIZAÇÃO

(11) 4565-0396 / 4565-0411

R. Irma Dulce, 127 cep 06149-217 Osasco / SP

contato@pointthermic.com.br

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

2018 POINT THERMIC

logopointthermic.png
logoparasites.png
Home
Serviços
Tratamento Térmico Pós Soldagem

Tratamento Térmico Pós Soldagem

1/1
Tratamento Térmico Pós Soldagem

A Pointthermic e especializada em Tratamento Térmico pós Soldagem e em processos de aquecimento industriais.
O Tratamento Térmico pós Soldagem reduz os estresses residuais formados durante a soldagem. Também restaura a estrutura macro do aço. Obrigatório em aplicações de alta pressão, os construtores devem seguir rigorosamente os requisitos da TTAT (Tratamento Térmico pós soldagem para Alivio de Tensão) para evitar falhas de componentes.

Por que precisamos de TTAT?

O Tratamento Térmico pós Soldagem é um dos processos mais críticos na fabricação de recipientes sob pressão, como a caldeira de uma usina termelétrica.

A temperatura do conjunto de solda fundido durante o processo está na faixa de 2000°C. O aumento de calor é rápido e instantâneo. Quando a peça fundida esfria ela reduz, o encolhimento resulta em tensões térmicas que estão trancadas dentro do metal. Isso também pode mudar a macroestrutura do aço. Isto acontece porque:

Grandes quantidades de aço estão quase à temperatura ambiente.

A deposição de camadas de metal soldado cria um gradiente térmico em toda a seção transversal da solda.

Não somente na área de solda, mas toda área adjacente é afetada (ZTA – Zona Térmica Afetada).

O resfriamento súbito e a mudança de fase resultam em uma macroestrutura que não é o mesmo que o aço original, resultando em mudanças na propriedade que tornam o aço mais fraco e quebradiço.

Essas tensões residuais e alterações na macroestrutura, combinadas com tensões operacionais, podem levar à falha catastrófica dos vasos de pressão.

O TTAT elimina esses efeitos por aquecimento, imersão e resfriamento da área de solda de forma controlada a temperaturas inferiores ao primeiro ponto de transformação, proporcionando à macroestrutura tempo suficiente para reajustar seu estado original e remover o estresse residual.

O pré-aquecimento, por outro lado, é o processo de soldagem e aquecimento permanece em temperaturas mais baixas.

Fatores a serem considerados

Os fatores que contribuem para esses estresses e mudanças nas macroestruturas são:

Espessura da solda.  Uma espessura maior aumenta os gradientes térmicos e as tensões residuais resultantes.

Diferença no material. A soldagem de dois materiais de combinações diferentes resulta em diferentes macroestruturas dos metais comuns e do conjunto de solda.

O controle preciso das taxas de resfriamento durante a fabricação de aço é o que dá aos aços como P91 a força aumentada. Uma operação repentina como soldagem resulta em diferentes macroestruturas. Este é o caso de muitos dos aços especiais e materiais exóticos.

A diferença na geometria da solda nas peças pode causar diferentes gradientes térmicos que podem levar a tensões residuais.

A entrada de hidrogênio durante a soldagem pode levar à queima de corrosão sob tensão durante a operação. O hidrogênio tem que se difundir para fora da solda durante o processo TTAT.

A área de solda e ZTA apresentam maior dureza, tornando o aço mais quebradiço. Nas aplicações de gás sujo, isso pode levar à queima de corrosão. O TTAT controla a dureza para níveis aceitáveis.

O TTAT consiste em aquecer o metal após o processo de soldagem de maneira controlada até a temperatura abaixo do primeiro ponto de transformação, embebendo a essa temperatura por um tempo suficientemente longo e resfriando a taxas controladas.


TRATAMENTO TÉRMICO PÓS SOLDAGEM 
A Pointthermic é uma empresa que presta serviço de Tratamento Térmico pós Soldagem com técnicas aplicadas à base de normas nacionais e internacionais, aplicando conceitos de qualidade e pontualidade.

É por meio de um rigoroso processo de qualidade que seus equipamentos serão certificados para que sejam fabricados conforme os requisitos contratuais, atendendo as normas nacionais e internacionais.

Preocupada com a satisfação do cliente, a Pointthermic busca qualidade nos seus produtos, serviços de Tratamento Térmico pós Soldagem e no atendimento aos clientes, por isso, mantém seus atendentes em constante treinamento e aperfeiçoamento. Por se manter no mercado há anos e confiar em seus produtos, a Pointthermic Tratamento Térmico pós Soldagem consegue manter o preço de Tratamento Térmico pós Soldagem e mais uma infinidade de produtos e serviços, abaixo do mercado.

Só a Pointthermic que é líder no segmento de Tratamento Térmico pós Soldagem pode assegurar sua qualidade em todo o mundo.

PARA SABER MAIS SOBRE EMPRESA DE TRATAMENTO TÉRMICO PÓS SOLDAGEM
Ligue para 11 4565-0396 ou clique aqui e entre em contato por e-mail contato@pointthermic.com.br

CALDEIREIRA E USINAGEM

EMPRESA DE TRATAMENTO TÉRMICO

LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA TRATAMENTO TÉRMICO

PÓS AQUECIMENTO

PRE AQUECIMENTO PARA SOLDAGEM

TRATAMENTO TÉRMICO ALIVIO DE TENSÃO

TRATAMENTO TÉRMICO

TRATAMENTO TÉRMICO INDÚSTRIA  MECÂNICAS

TRATAMENTO TÉRMICO INDÚSTRIA  METALÚRGICAS

TRATAMENTO TÉRMICO PÓS SOLDAGEM

TRATAMENTO TÉRMICO EM CAMPINAS

TRATAMENTO TÉRMICO EM GUARULHOS

TRATAMENTO TÉRMICO EM RIBEIRÃO PRETO

TRATAMENTO TÉRMICO EM RJ

TRATAMENTO TÉRMICO EM SP

TRATAMENTO TÉRMICO EM TUBULAÇÕES

TRATAMENTO TÉRMICO RESISTIVO

TRATAMENTO TÉRMICO USINA DE AÇÚCAR

POINT THERMIC Referencia em Tratamento Térmico

Possuir máquinas de tramento térmico e dominar o ciclo completo dentro da obra oferece grandes vantagens econômicas e estratégicas para o construtor. Um estudo comparativo mostra que possuir equipamentos para tratamento térmico fazem com que o preço médio por junta fique quase um terço menor em relação a contratação do serviço.

Após o término da obra, as máquinas ficam com a empresa e podem ser usadas em outros contratos. Elimina o pagamento por máquina parada que será inevitável em função da quantidade de juntas a serem soldadas em determinadas etapas do processo.

Também diminui a quantidade de mão-de-obra indireta contratada, reduz a necessidade de verba de mobilização/desmobilização e elimina a necessidade de gestão da empresa contratada.

Estes fatores têm motivado muitas empresas com grande demanda de soldagem de juntas a optar pela compra de máquinas de tratamento térmico da POINT THERMIC.